Falha mais cara na história.

by - 24 fevereiro



Depois da queda de valor na bolsa de Nova Iorque da nossa queridinha do Swoosh, me fez parar pra refletir, e se a Nike deixasse de existir não que ela viria à falência, mas se resolvessem fechar as portas como seria esse impacto no mercado? 
Quando falamos da Nike não estamos falando de uma marca qualquer, ela que está a mais de quarenta anos na ativa e que possui a maior receita global na linha esportiva. 
Com ela fora da jogada teríamos uma corrida mercadológica da concorrência pra ver quem ocuparia o ranking de vendas, novas ideias e marcas iriam surgir, mas a imagem da nike como ficaria? 
O swoosh não desaparecia do dia pra noite, além de ser a logotipo mais valiosa e possuir um grande carregamento histórico e influenciar a vida de muitas pessoas, inúmeras peças produzidas circulam no mercado muitas ainda dos anos noventa ou tênis raros, valiosos e que com passar dos anos se valoriza mais. 
Tudo tem um fim e talvez um dia o fim da Nike possa ser realidade, iríamos encarrar as peças de outra forma talvez como obra de arte com a certeza dela ser única e da chance de ela nunca mais existir.

Agora vamos pular pra uma realidade aonde a Nike simplesmente sumisse do mercado, como seria a sua posição em relação a toda trajetória que foi simplesmente para o fim? A Nike possivelmente iria se manter ’viva’ por uma serie de fatores, o Swoosh da Nike poderia ser um símbolo de resistência ou anarquia, como se aquela marca continuasse de pé, porém não no mercado, também podemos pensar que muitas marcas iriam utilizar do Swoosh em suas peças, ou até mesmo tênis customizados pelo próprio consumidor. A valorização dos tênis antigos iriam subir, e proporcionalmente os seus valores também, os tênis iam se tornar relíquias. 
A Nike é vista como a Marca da vitória e podemos acompanhar todo seu desenvolvimento através da biografia do Phil Knight, vemos que o nome Nike surgiu de uma antiga Deusa da Grécia a Deusa da Vitória, paramos para refletir. Você tem certeza que a Nike iria morrer? ou se tornaria algo lendário? Que fizesse você ter mais ambição de querer guardar e colecionar não uma marca, mas sim uma HISTORIA.

Por: Gustavo Costa @gustavindcozy
&
Leonardo Couso @leocouso

Você Pode gostar de Flagrar também:

0 Comments