Como o Tumblr contribuiu com a ascensão de rappers na internet

by - 12 abril


O Tumblr é um microblog criado em 2007, mas que só ganhou notoriedade por volta de 2011, onde se popularizou pela facilidade de postar e compartilhar qualquer tipo de conteúdo, desde fotos e textos até músicas e vídeos.

No início de abril desse ano a rede atingiu o número de mais de 400 milhões de blogs criados, fazendo do Tumblr uma das mídias sociais mais usadas em todo o mundo. Mas afinal, qual o parentesco dessa ferramenta com o cenário musical que nenhuma outra rede social possui? É simples: O Tumblr conseguiu oferecer aos artistas independentes o que o Bandcamp e SoundCloud não conseguiram – estética e facilidade de divulgação na mesma plataforma. Por que se dar ao trabalho de encaminhar ou copiar e colar o link de um som que você pode simplesmente postar e divulgar diretamente numa rede social, matando dois pombos em uma só tacada? Diferente do Facebook, que é um networking focado em relações interpessoais e comunicação, o Tumblr traz à tona toda aquela fantasia que, por exemplo, o Orkut nos dava há vários anos: a cortesia do anonimato e da fuga da realidade (admite você já teve um fake). O artista não precisa expor sua identidade ou dar informações pessoais, pois a faceta do Tumblr gira em torno de estéticas (o que eu vou falar mais tarde neste texto) e por ser uma espécie de blog você não precisa ter a si mesmo como conteúdo principal. Por exemplo, você faz trap com apologia às drogas e não quer que sua mamãe descubra? O Tumblr é a solução perfeita pra divulgar sem que seus amigos e família saibam das suas músicas.

Resultado de imagem para rapper tumblr

Além de oferecer pornografia de qualidade duvidosa, o Tumblr é marcado por fazer parte de uma cultura virtual que compactua com o cenário musical em ascensão de cada época e ano. Não importa qual gênero ou artista esteja em alta no momento, o Tumblr vai estar bem ali do ladinho. A maioria dos usuários estará fazendo de tudo para ganhar gratificação imediata através de grandes números de reblogs e likes como em qualquer outra rede social, a diferença é que como eu disse logo acima, o Tumblr foca na aesthetic e não necessariamente na sua aparência física ou na sua vida pessoal, talvez isso explique a repercussão absurda de fotos de notas de cem dólares sendo que você é brasileiro e nunca pisou fora do país, drogas que não vendem aqui ou carros que nem são mais fabricados. Essas mesmas imagens são encontradas no Instagram e Facebook meses e até mesmo anos depois das publicações originais no Tumblr, mostrando a influência dessa mídia social em todas as outras.

Antes do termo “rapper de SoundCloud” podemos dizer que havia o termo “rapper de Tumblr. Robb Bank$ foi um dos primeiros (talvez até mesmo o primeiro) a mencionar o Tumblr em seus versos. Na sua debut mixtape em 2012, Calendars, ele cita “foder garotas hipsters de cabelo colorido que reblogam fotos de copos do Starbucks no Tumblr”, mas claro, não necessariamente nessa ordem. O próprio Bank$ também já teve uma conta onde ele postava algumas fotos, seus sons e respondia perguntas de fãs.


Depois do MySpace e de seu respectivo declínio, o Tumblr trouxe de volta a utilização das ferramentas de mídia que uma rede social proporciona como meio de criar visibilidade ao underground – não só ao rap, bandas como The 1975 e Catfish And The Bottlemen obtiveram reconhecimento comercial graças a repercussão no site em 2013-2014.

Um exemplo de como artistas do mainstream influenciam os conteúdos mais acessados do Tumblr, podemos mencionar Drake e sua mixtape de 2015 intitulada If You’re Reading This It’s Too Late, onde a fonte e estética utilizada nessa capa serviu não só para milhares de edições em fotos aleatórias no Photoshop como também foi usada em camisetas, casacos, bonés e qualquer coisa que os fãs – e wannabes – conseguiram colocar suas mãos para vender. Isso também aconteceu com o “Trilogy do The Weeknd e 2014 Forest Hills Drive do J. Cole.

Imagem relacionada

Com a vasta influência musical (em especial o rap e seus subgêneros), o Tumblr também foi relevante na divulgação do lifestyle na internet, seja no streetwear (Kanye West e seus populares Yeezys ou A$AP Rocky e sua requisitada presença nas primeiras fileiras em desfiles de moda) e até mesmo romantizando o drug use de rappers.
Por fim, diferente do Twitter ou Instagram, o Tumblr quase sempre está ligado à música (novamente destaco o rap) e a tudo que deriva dela, sendo assim uma das principais ferramentas de divulgação audiovisual, trazendo o conceito de estética atrelado com música numa forma virtual e mais expansiva.

Materia por @junkieshawty

Você Pode gostar de Flagrar também:

0 comentários