Entrevista com o TrapHit Raffa Moreira

by - 20 setembro



De um tempo pra cá a internet brasileira deu uma estremecida com o aparecimento de um mano bastante extrovertido que canta um rap diferente que os ouvintes do “tradicional rap nacional” está acostumado a ouvir.


Diferenciado, pode ser a definição para esse mano que com apenas caneta e papel na mão consegue ser irmão do Brown, ser o Michael Jackson, e o mais importante ser autêntico no que se dedica a fazer.


Rimando sobre seus devaneios e odisseias pessoais e não se prendendo a nenhuma amarra ou clichês dos rap, Raffa quebrou com sua atitude um dos mais fortes paradigmas que rondeia a cena nacional, que é a "mesmice", para se sacrificar de corpo e alma a sua arte que é de fato diferenciada.






Morador de Guarulhos, rapper, estilista, performista, autêntico, pai, irmão do Brown, traphit, a reencarnação brasileira do Michael Jackson e a pergunta que não quer calar: QUUUUEEEM É ESSE RAFFA MOREIRA?

E foi com essa curiosidade que a V!$H fez uma entrevista com o promissor rapper só pra saber o que se passa na cabeça desse mano. Com vocês entrevista com Raffa Moreira:

V!$H - Quando foi o seu primeiro contato com o rap? E quando decidiu que sua vida seguiria neste mundo louco do rap?

Raffa - Eu escutei rap desde que eu nasci, especificamente na "Rádio Costa Norte" (rádio pirata de Guarulhos, se pa o Milton Sales primeiro empresario dos Racionais Mcs era o dono) isso no começo dos anos 90, com o meu
irmão, quando eu era criança... Até eu virar adolescente (13 anos), aprender a tocar guitarra e montar uma banda de rock... Ali (14) eu virei rockstar, mas fiquei pouco tempo na banda de rock. Sei la. Sei que em 2009 o Emicida lançou uma mixtape que fez eu prestar atenção no jogo. E em 2011 eu soltei minha primeira track. Em 2012 eu ja pensava nas peças da FERNVNDX clothing, que hoje é fato na minha vida né. Além de mc eu tenho uma marca de roupas de fato. Então que é isso. Fazem 5 anos que eu to no jogo.


V!$H - Quais foram suas principais inspirações ?

Raffa - Brown, LIL B, Kanye, Rashad, Emicida, Tyler The Creator, Djavan, Ramones, Breaking Bad e Yu Yu Hakusho.


V!$H - Você faz parte de uma cena que está em crescimento ainda pelo nosso território, Como você vê essa cena do Cloud Rap entrando no Brasil? 


Raffa - O cloud é tendência forte na gringa. Tanto que os Mcs mais novos quase todos têm referência disso. Asap Rocky, Lil Yatchy etc. Tipo, eu ja venho ouvindo Clams Casino a um tempo... E vários outros artistas do bandcamp ou do soundcloud. Sei la. Sei que sempre vai ter gente indie, fazendo algo indie saca. Tipo do nada eu tava no souncloud e trombei o Gu$tavera postando umas chopped versions. Sempre vai ter uns shows miados pra uma galera específica. Essas fita.


V!$H - Qual é a sua ideia com todo esse lance sobre Michael Jackson?


Raffa - A mixtape é papo de vida né. Sobre lutar, sobre se colocar, e ser quem você quer ser, foda- se os outros. Sei lá.


V!$H - Você já mencionou a sua quebrada em diversos sons, O que você tem a dizer sobre GUARULHOS?


Raffa - A gente tem uma cena artística/ cultural muito foda aqui. Vários manos da música moram aqui, Mcs, produtores, músicos. Jhow Produz que toca na banda do Kamau, KLYN que é um Mc que (eu acho que) o Brasil ta começando a conhecer... E vários outros manos... Fora isso é uma cidade normal... tem Subway 24h, tem favela... É meio subúrbio, mas tem o aeroporto internacional, então é foda. Sei la, eu gosto de Guarulhos.


V!$H - Sabendo dessa caminhada toda que você tá trilhando no rap, como foi pra chegar aonde está e se fez isso com ajuda de alguém ou de alguma mob?


Raffa - Mano eu to no começo ainda. Mas eu não faço parte de nenhuma MOB saca. O Moah me ajudou bastante, meu produtor musical o Rodrigo Locaut também, o Will Diamond que é la Cuiabá e me fortalece nos beats... mas não existe uma mob divulgando meu trampo estrategicamente. E o investimento financeiro é meu sozinho, vai uma grana. Mas ela vai voltar e porra, eu amo isso. Viver e Cantar. De forma que isso se complete entre si. É foda pra mim ter a atenção das pessoas. Eu gosto espero que dia após dia eu alcance mais pessoas, mas mesmo sem elas, eu continuaria gravando e deixando som tipo pixo numa parede velha.

 - Fim da entrevista -

Você que assistiu os clipes e ta se perguntando que blusas fantásticas são essas que o Raffa Moreira está usando, então eu tenho que te contar um segredo. É que o mano além de tudo isso que você já sabe que ele é  também é estilista e desenhas as suas próprias roupas provando a todo momento que é um poço de originalidade e criatividade. E sabendo que o publico da V!$H adora está na moda vamos deixar abaixo os modelitos para vocês contemplarem e comprar para quando alguém perguntar "Quem é esse Raffa Moreira?" vocês estarão  com a resposta na posta da língua e grafada no peito, confere:



FERNVNDX



FERNVNDX



Confira a aclamada Mix Tape "Micheal Jackson" e outros sucessos no SoundCloud




Você Pode gostar de Flagrar também:

0 Comments